PROMOÇÃO Em breve teremos promoções! AGUARDEM e fiquem ligados!

terça-feira, 21 de maio de 2013

Tornado de mais de 3 Km deixa dezenas de mortos em Oklahoma

OKLAHOMA CITY, EUA - Um megatornado de mais de três quilômetros de diâmetro e ventos de até 320 km/h causou ao menos 91 mortes e deixou 145 feridos em sua passagem, nesta segunda-feira, pela localidade de Moore e pelos arredores de Oklahoma City, no Meio-Oeste americano. A tempestade destruiu casas, edifícios e a escola Plaza Towers, onde estavam 75 alunos e uma equipe de professores. Até o fim da noite, os corpos de pelo menos 20 crianças tinham sido resgatados dos escombros, e outros 24 alunos ainda estavam desaparecidos. 



Testemunhas disseram que o tornado desta segunda-feira, que tocou terra às 14h56m (hora local) e durou cerca de 40 minutos, foi de efeito ainda mais trágico do que o do gigante que devastou a região em maio de 1999 e matou 44 pessoas. Os danos foram tantos que algumas pessoas não conseguiam localizar suas próprias casas. As emissoras locais mostraram partes de casas destruídas, carros revirados e empilhados e pelo menos um prédio em chamas. Uma mulher morreu com o bebê nos braços ao tentar abrigar-se dentro de um freezer.

Nas escolas locais, professores usaram os próprios corpos para proteger os alunos. E o segundo andar de um hospital local foi destruído, mas não houve feridos. Pelo menos 200 pessoas ficaram feridas e outras centenas estão desabrigadas.

- Nunca vi nada parecido com isso em meus 18 anos cobrindo tornados aqui em Oklahoma City. Este é sem dúvida o mais horrível - disse o repórter Lance Oeste, da rede de TV KFOR.
 
Lando Hite, um sobrevivente, descreveu a cena de terror à TV KFOR:
- Havia cavalos e coisas voando por todos os lugares.

Os relatos descrevem a ação de um fenômeno que, segundo meteorologistas, alcançou nível 4 na escala Fujita, cujo máximo é 5.

- Parece que nosso pior medo materializou-se hoje - disse o meteorologista Bill Bunting.

Mais tempestades por vir

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou como grande desastre os tornados mortais que atingiram o estado de Oklahoma no domingo e nesta segunda-feira. Ele ordenou ajuda federal para complementar os esforços de recuperação estaduais e municipais, informou a Casa Branca.
A Casa Branca disse que a ajuda pode incluir subsídios para habitação temporária, reparos domésticos, as perdas de propriedade sem seguro e outros esforços de recuperação.
Obama falou por telefone com o governador de Oklahoma Mary Fallin cedo na segunda-feira, disse a Casa Branca.

Obama ordenou o envio de uma equipe da agência federal de atenção em caso de emergências (FEMA, na sigla em inglês) ao local da tragédia, e prometeu que prestará todo o auxílio necessário a Oklahoma. A governadora do estado, Mary Fallin, declarou estado de calamidade em 16 condados.
A temporada de tornados nos Estados Unidos estava relativamente tranquila até a semana passada, quando um deles atingiu Granbury, no Texas, matando seis pessoas. No domingo, tempestades mataram duas pessoas e feriram ao menos 39 em Oklahoma. Nesta segunda-feira, o estrago foi ainda maior, com o alcance do tornado em áreas povoadas. As operações de resgate entraram pela madrugada. Ao menos dez estados na parte central dos Estados Unidos estão sob ameaça de tornados.
- O número de vítimas ainda deve aumentar - alertou Amy Elliot, chefe administrativa do Instituto Médico Legal de Oklahoma.

Brynn Kerr, do Serviço Nacional de Meteorologia, disse que um alerta de tornado foi emitido para dois condados na região central de Oklahoma, com recomendação aos moradores para que buscassem abrigo imediatamente.

A região de maior risco inclui Joplin, no Missouri, que amanhã marca os dois anos de um violento tornado que matou 161 pessoas. Vários outros estados também registraram esse tipo de fenômeno. O Serviço Nacional de Meteorologia previu pelo menos 10% de chances de tornado em partes de Texas, Oklahoma, Arkansas, Kansas, Missouri e Illinois.

A chance cai pela metade em áreas de quatro outros estados: Wisconsin, Indiana, Michigan e Iowa. Cerca de 50 tornados foram registrados nesses estados nos últimos dois dias, com Oklahoma e Kansas sendo os mais afetados. Entretanto, alguns desses registros podem ter sido do mesmo fenômeno.

Segundo um porta-voz da Cruz Vermelha, ao menos 300 casas foram danificadas ou destruídas. A polícia também espera mais desastres.

- As pessoas estão aprisionadas (nos escombros); vamos ver mais destruições nos dias por vir - disse uma porta-voz da polícia rodoviária de Oklahoma, sem informar quantas pessoas ficaram presas.


© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. 
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. | gospelchannel@globomail.com

Gospel Channel Brasil/SMK Company

Em nossas páginas você encontra notícias sobre variados assuntos e ainda pode ler as melhores colunas do meio evangélico. Entre e contato conosco através do e-mail: gospelchannel@globomail.com para publicação de matérias, críticas, propostas e até mesmo dicas. Direção Geral: Samuel Rodrigues

0 comentários:

Recentes...

© 2008-2014 SMK Company | Arrebatamento News. WP Mythemeshop Converted by Bloggertheme9
Blogger Template. Powered by Blogger.